Você está em:InícioConheça o CEPHistórico

Histórico

 

A história do Colégio Evangélico Panambi inicia no ano de 1902, quando em novembro daquele ano vieram da Alemanha o pastor Hermann Faulhaber e sua esposa.

Em culto festivo o Pastor Faulhaber convidou todos os pais de crianças em idade escolar para uma reunião onde ficou estabelecida a criação de uma escola, determinando que as atividades de ensino deveriam iniciar logo.

No dia 07 de janeiro de 1903 a escola foi oficialmente instalada onde compareceram 36 crianças, divididas em dois grupos.

A classe elementar ficou sob a orientação da senhora Maria Faulhaber e o pastor Hermann Faulhaber ficou responsável pela 2ª classe. As aulas foram ministradas em duas salas da Casa Pastoral.

No dia 08 de fevereiro de 1903 foi inaugurado o 1º prédio escolar. Estava consolidada a Stadtplatzschule Elsenau.

Em 1935 e escola passou a funcionar em prédio novo, desta vez de alvenaria, sempre com a ajuda efetiva da comunidade.

A fim de contornar a situação instável criada pelos acontecimentos que precederam a 2ª Guerra Mundial a escola, em 1939 foi transformada em "Grupo Escolar" e seu prédio foi cedido ao governo estadual.

Em 1944, mais uma vez, os inquietos membros da Comunidade Evangélica, movimentaram-se para reorganizar uma escola primária.

Em 1945 reiniciaram as aulas em outro prédio com a denominação de "Escola Sinodal Tobias Barreto". Neste mesmo ano, a OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), percebeu a necessidade de instalar um Jardim da Infância junto à escola, comprometendo-se em oferecer todas as condições econômicas para que o mesmo funcionasse, obra que beneficiou inúmeras crianças.

Continuando na luta por um ensino mais especializado, e pela devolução do prédio cedido ao governo estadual, a comunidade buscou meios para que isso ocorresse. No dia 13 de janeiro de 1947 as chaves foram devolvidas e surge o "Ginásio Evangélico Panambi", sendo o 1º curso ginasial da região serrana.

Foram sucedendo novos marcos importantes na história, novos tempos o exigiam e novos cursos foram surgindo, como o Curso Técnico de Contabilidade (1955), Curso Ginasial de Comércio (1962), Curso Científico (1966), a Escola Industrial.

A escola foi ampliada, foi construído o Internato, o Salão Nobre, o Ginásio de Esportes e tantas outras obras, sempre na ânsia de melhorar o ensino.

Sendo Panambi uma cidade com vocação industrial, e atendendo a necessidade de recursos humanos especializados foi criado em 1981 o curso Técnico em Mecânica através de uma integração entre empresas e Escola.

Surge o curso Técnico em Eletrotécnica (1988), o curso de Segurança do Trabalho (1992) e o curso de Processamento de Dados (1994).

Com auxilio do MEC e com verbas do Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP) no ano de 2001 foi inaugurado o Centro Tecnológico e de Formação Profissional do CEP.

Foram criados outros cursos profissionalizantes como Técnico em Informática, Técnico em Produção, Técnico em Instalações, Técnico em Manutenção, Técnico em Automação Industrial - Mecatrônica.

A história do CEP é muito rica, e ela se renova constantemente. Deixar registrado um pouco desta história é render tributo a todos que com coragem, sabedoria e idealismo escreveram, desde seu primeiro dia até os dias de hoje, essa história.

Rua Alfredo Brenner, 320 - Centro - Panambi/RS
CEP 98280-000 - +55 (55) 3375-3344 - cep@cep.g12.br
Venha para o CEP! Descubra como é fácil fazer parte desta família