Você está em:InícioEventosProjeto “O Adolescente Ontem e (...)

Eventos / 2005

Projeto “O Adolescente Ontem e Hoje”

Durante o último trimestre, na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos das 7ª séries desenvolveram várias atividades a partir do projeto “O adolescente ontem e hoje”. Em torno desse projeto foram construídos os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, com práticas que envolveram a leitura, a escrita, a análise lingüística e a oralidade.

Significativo foi o resgate de algo da história de pais, tios ou avós, através de entrevistas e produções textuais, bem como, da coleta e exposição de roupas, acessórios, discos e outros objetos da época da adolescência de ontem.

A seguir, um texto produzido por um dos alunos e que integra o livro que as turmas editaram com todas as produções.

VOLTANDO AO PASSADO

"Imagine como seria se você voltasse no tempo e fosse adolescente no tempo da adolescência de seus pais. Foi o que eu fiz quando conversei com meu pai esses dias. Descobri como foi legal a adolescência dele. Ele chegou a me levar até o lugar onde viveu naquela época.

Foi muito interessante ver como era a casa de meu pais e conversar sobre as atividades que faziam na escola. Usavam uniforme que era composto por calça jeans, camisa branca e Conga. As diversões eram muito variadas, brincavam de polícia e ladrão, construíam campos de futebol, balançavam-se em cipós na mata, etc. Na escola a disciplina era rígida, havia muito respeito com o professor e o medo de levar advertências para casa ou de chamarem os pais por questões disciplinares era grande. Além disso, começavam as atividades relacionadas à profissão muito cedo. Na época, o salário era como hoje: meio salário mínimo. Já o relacionamento com pais e irmãos era sempre de amizade, companheirismo e cumplicidade.

É muito interessante conhecer o passado de nossos familiares, pois estamos sempre aprendendo algo mais e levando novas lições para a vida."

Cristian Kich Wegener

7ª série B

Rua Alfredo Brenner, 320 - Centro - Panambi/RS
CEP 98280-000 - +55 (55) 3375-3344 - cep@cep.g12.br
Venha para o CEP! Descubra como é fácil fazer parte desta família