Você está em:InícioEventosA Criança e a Importância da (...)

Eventos / 2004

A Criança e a Importância da Música

Quando pensamos na maneira de educar uma criança, habitualmente pensamos na nutrição ao mesmo tempo em que nos preocupamos com os seus hábitos e conhecimentos. E o seu ambiente sonoro ? Este é freqüentemente esquecido e ele faz parte do desenvolvimento do indivíduo. Os estímulos sonoros vindos de fora e os sons que ela mesma produz contribuem para compor o seu espaço sonoro.

A música auxilia o indivíduo a tomar consciência do seu ser. Quando paramos para observar uma criança constatamos que ela é atraída pela música e em outros momentos quando solicitada a escutar ou movimentar-se com ela, isto a levará ao prazer e a alegria.

É no período infantil que a música tem sido apontada como um elemento capaz de contribuir para enriquecer as conquistas das crianças no seu processo de crescimento físico, mental, afetivo e social.

A sua espontaneidade de expressão, deve ser sempre estimulada pois a música deveria ser o primeiro idioma dominado pela criança depois da língua materna ou simultânea a ela por ser uma linguagem tão natural para o homem.

A música é uma arte essencialmente comunicativa e sua importância para a sociedade é incalculável. O seu uso se faz notar como meio de soluções para problemas que naturalmente advirão, podendo ao mesmo tempo dar condições às pessoas de se relacionarem melhor no mundo em que vivem.

A educação musical na sua fase inicial deve representar para a criança uma verdadeira brincadeira. Através dessa recreação, haverá diferenciação sonora rítmica, de intensidade, etc...

Havendo motivação, incentivaremos também a criatividade na criança. Essa atividade consiste em improvisar ritmos, melodias, etc. ..As brincadeiras devem ser orientadas, permitindo o desenvolvimento da inteligência, canalização da sensibilidade infantil. O uso dos jogos, brincadeiras, rodas, exercícios corporais, permitirão a manifestação da verdadeira expressão infantil porque, não havendo competição, ninguém ganha nem perde, aprende-se brincando.

Professora Iara Liebich Reinke

Rua Alfredo Brenner, 320 - Centro - Panambi/RS
CEP 98280-000 - +55 (55) 3375-3344 - cep@cep.g12.br
Venha para o CEP! Descubra como é fácil fazer parte desta família