Você está em:InícioEventosViagem de estudos - 2º EM

Eventos / 2013

Viagem de estudos - 2º EM

RELATÓRIO DE ATIVIDADES: VIAGEM A PORTO ALEGRE

Em 12 de julho de 2013, os alunos que cursam o segundo ano do Ensino Médio no Colégio Evangélico Panambi visitaram a cidade de Porto Alegre, especificamente o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. O objetivo da viagem era proporcionar aos estudantes um melhor entendimento dos conteúdos estudados em sala de aula nas áreas de Química, Física e Biologia, com atividades práticas como experimentos e testes que assemelhavam-se a brinquedos, garantindo a atenção, compreensão e diversão dos jovens.

A primeira área explorada foi a das Ciências Biológicas, que abordava um leque de áreas internas. Dentre as várias, o interior das células animal e vegetal, as descobertas de Charles Darwin (evolução das espécies), os reinos dos seres vivos. A que realmente despertou a curiosidade dos alunos foi a que tratava do funcionamento do corpo humano, onde era possível testar as capacidades de cada um em relação à resistência, flexibilidade, concentração, velocidade dos reflexos, olfato e audição com testes práticos, como ficar pendurado pelos braços o maior tempo possível (resistência) ou sentir um cheiro e adivinhar de qual substância se trata (olfato). Os testes foram levados tão a sério que surgiram até pequenas disputas, cada um queria bater o recorde do outro, ser mais ágil, mais flexível, mais forte e melhor “cheirador”.

A próxima seção foi a de Química, onde os conteúdos foram elaborados de forma teórica ou apenas para visualização. Lá, os estudantes encontraram informação desde a química presente no dia-a-dia, até a mais elaborada e milimétrica, tornando como exemplo a descoberta, o estudo e a evolução dos átomos juntamente com seus respectivos cientistas. Não foi uma área que impressionou muito os aprendizes, já que a intenção era observar sob um olhar novo coisas que já eram velhas conhecidas.

Depois, adentraram à parte mais vasta e ampla do Museu, o mundo da física, que causou admiração até aos não-amantes das exatas. Os experimentos eram de tamanha simplicidade que parecia difícil acreditar que atividades tão fáceis explicavam tão bem os conteúdos mais complexos da física, e sem conceituar uma lei ou realizar um cálculo! Foi no andar reservado a essa matéria que a farra foi realizada. Os alunos migravam de experimento em experimento, e as reações observadas eram sempre as mesmas, um olhar impressionado seguido de risos e comentários que, por mais que estivessem sendo feitos durante um momento de diversão, possuíam sentido, assim como as atividades práticas ali realizadas.

Os objetivos da visita foram, com certeza, atingidos. Conhecimentos que os alunos já possuíam foram relembrados e reaprendidos de uma forma simplória e puramente divertida, renovando, também, os laços entre os colegas.

Stephanie Müller – aluna do 2º EM

Rua Alfredo Brenner, 320 - Centro - Panambi/RS
CEP 98280-000 - +55 (55) 3375-3344 - cep@cep.g12.br
Venha para o CEP! Descubra como é fácil fazer parte desta família