Você está em:InícioEventosA Importância da Osmose em (...)

Eventos / 2015

A Importância da Osmose em nosso dia a dia

A Importância da Osmose em nosso dia a dia!

Os alunos do 1º Ensino Médio diurno de nossa Escola realizaram um experimento para compreender o fenômeno da osmose. Observaram, AO MICROSCÓPIO, o comportamento do conteúdo de células vegetais (folha de planta aquática) quando mergulhadas em meio hipotônico e em meio hipertônico.

Verificaram que em meio hipotônico as células tiveram seu volume aumentado, isso porque a água do meio externo entrou nas células, que estavam mais concentradas, ou seja, com mais partículas osmoticamente ativas. Em meio hipertônico (água salgada), as células murcharam, pois a água sempre se desloca em direção ao local onde tiver uma concentração maior de partículas osmoticamente ativas.

De que forma o entendimento desse conceito pode nos auxiliar em nosso dia a dia?

SALADA: Quando temperamos uma salada, após alguns minutos, ela está murcha, pois o ambiente externo atraiu a água do interior das células da salada.

PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA: Pessoas que têm a pressão arterial elevada evitam alimentos muito salgados. Quando temos muito sal na circulação (meio hipertônico), nosso sangue passa a reter água vinda de outras células (meio hipotônico). É como se tentássemos diluir esse excesso de sal, buscando um equilíbrio. Dessa forma, aumentamos o volume sanguíneo e, consequentemente, a sua pressão - força aplicada em uma área. A pressão arterial é determinada pelo volume do sangue e pela resistência que as pequenas ramificações das artérias - chamadas arteríolas - oferecem a esse fluxo. Se o volume aumenta e os caminhos percorridos por ele se mantêm inalterados, a pressão sobe.

COMPOTA DE FRUTAS: o meio em que uma substância se encontra pode ser hiperosmótico não só pela ação do sal. O açúcar também é osmoticamente ativo, ou seja, atrai água. Quando um microorganismo entrar em contato com a fruta da compota, a água de seu corpo será atraída em direção ao meio doce. Uma vez desidratado, o microorganismo morre. A fruta ficará conservada.

Rua Alfredo Brenner, 320 - Centro - Panambi/RS
CEP 98280-000 - +55 (55) 3375-3344 - cep@cep.g12.br
Venha para o CEP! Descubra como é fácil fazer parte desta família