Você está em:InícioEventosVocê sabe se está hidratado?

Eventos / 2015

Você sabe se está hidratado?

Como saber se estamos suficientemente hidratados?

Os alunos do 2º Ensino Médio diurno de nossa Escola realizaram um experimento para compreender o funcionamento dos rins no que diz respeito à regulação da quantidade de água em nosso organismo.

Um aluno coletou a urina do jejum e, posteriormente, ao longo de uma manhã de aula, ingeriu 2 litros de água. A água foi absorvida pelo sistema digestório, passou para o sangue, hidratou as células do corpo e o excesso foi separado pelos rins, durante o processo de filtração, e encaminhado para a bexiga urinária, de onde foi eliminado na forma de urina.

Quando nossa urina está bem diluída significa que já estamos bem hidratados. De forma muito inteligente, o hormônio antidiurético deixa de ser secretado pela glândula hipófise, mas quando ingerimos pouca água, esse hormônio age nos rins fazendo com que uma quantidade maior de água seja retida com o objetivo de hidratar as células. Desta forma eliminamos um volume menor de urina concentrada. Se nossa urina estiver concentrada (amarela) e com um volume pequeno, devemos ingerir mais água.

Observar a urina é uma das formas de avaliar se estamos suficientemente hidratados.

Rua Alfredo Brenner, 320 - Centro - Panambi/RS
CEP 98280-000 - +55 (55) 3375-3344 - cep@cep.g12.br
Venha para o CEP! Descubra como é fácil fazer parte desta família